Fórum Nordeste de Economia Circular
- Mirante Soluções Sustentáveis
- 7 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
O Fórum aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro, em Salvador e nós fomos conferir.
Esse evento teve como principal objetivo engajar e conscientizar a sociedade civil a respeito de temas relacionados à mudanças de comportamento sociais e econômicos necessárias para um mundo onde haja práticas mais sustentáveis e circulares. Esta é uma temática de extrema relevância atualmente e deve ser discutida com os diferentes atores sociais e governamentais.

Economia Circular
Economia circular, nada mais é do que um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso dos recursos naturais.
Ao invés de tratar a produção como um processo linear onde a matéria prima é utilizada apenas uma vez e depois descartada; sistemas econômicos baseados em economia circular buscam repensar a forma de desenhar, produzir e comercializar, com o objetivo de manter o recurso natural utilizado o máximo de tempo possível dentro do fluxo produtivo, evitando a retirada extrativista de novas matérias primas.
A implantação de uma cadeia econômica circular, se baseia em distintos pilares que envolvem desde mudanças de comportamento até criação de políticas públicas:
1 - Mudança nos padrões de consumo: é preciso consumir menos e consumir melhor
Transformações como esta dependem da disseminação de conhecimento entre diferentes estratos sociais e uma profunda compreensão de realidades econômicas de cada região, para só assim entender como é possível sugerir alterações na maneira como as pessoas compram.
2 - Mudanças nos padrões de produção: repensar design.
Esta é uma variável intimamente relacionada com desenvolvimento tecnológico e participação governamental.
O design dos produtos deve ser pensado, desde sua concepção, visando otimizar o seu ciclo de vida, sua durabilidade e sua reciclabilidade.
Para tal, é preciso investimento em pesquisa por parte das empresas e ainda a participação do Estado como agente regulador e facilitador.
3 - Implantação de logística reversa: devolução ao ponto de partida.
Além de modificar a maneira como a sociedade consome e como o design do produto é pensado, é preciso garantir a eficiência da logística reversa.
Ou seja, garantir que aquilo que de fato for produzido, possa efetivamente retornar ao setor empresarial que foi responsável por sua confecção e por ele ser reintroduzido na cadeia produtiva através de reaproveitamento e reciclagem, ou ainda, ser destinado da maneira mais correta.
Estes pilares apresentam diferentes desafios que envolvem superação de dinâmicas e estruturas sociais; deficiência nas políticas públicas e no setor de tecnologia e estreitamento nas redes de comunicação entre diferentes níveis governamentais, como estados e municípios.

É por isso que eventos como este precisam ser cada vez mais frequentes, funcionando como um ambiente de aprimoramento científico e disseminação de conhecimento e ideias, além de fomentar a inclusão da sociedade civil nestes assuntos que são do interesse e responsabilidade de todos.
É justamente por compreender que a sustentabilidade é a única ferramenta possível para construir um futuro viável, que nós da Mirante Soluções Sustentáveis não só participamos deste evento, mas queremos contribuir com a aceleração desses processos de mudança tão necessários.
Se você quer direcionar a sua empresa/empreendimento para uma realidade mais sustentável, levando em consideração princípios da economia circular, onde o seu processo produtivo é não somente menos danoso ao ambiente, mas também mais econômico; nossas consultorias podem te ajudar.
Se você quer compreender como a sua casa pode fazer parte desse processo de mudança em direção a um futuro mais seguro para todas, nós também podemos te auxiliar!
Entre em contato e vamos criar juntos essa realidade.
A sessão de comentários também está sempre aberta, então mande suas dúvidas, sugestões, ideias... Fiquem a vontade!
Comments