Como escolher o melhor Relato de Sustentabilidade?
- Mirante Soluções Sustentáveis
- 1 de mai.
- 1 min de leitura
Seguindo a tendência de um mercado cada vez mais competitivo e consumidores cada vez mais exigentes quanto às iniciativas de sustentabilidade das empresas com as quais gastam seu dinheiro, os Relatos de Sustentabilidade se tornaram uma importante ferramenta de transparência e informação.
Eles nada mais são do que uma ferramenta de divulgação de metas, resultados e indicadores ambientais, sociais e de governança, que tem o objetivo de divulgar suas ações sustentáveis.
Quando se desenvolve um Relatório de Sustentabilidade, o que a empresa está sinalizando para os seus stakeholders ( clientes, colaboradores, fornecedores...) é o seu compromisso com a transparência, responsabilidade e o atendimento de demandas.
Tendo isso em vista, o próximo passo seria escolher qual metodologia de relato utilizar para disponibilizar essas informações. São muitas as estruturas e padrões de relatórios disponíveis e cabe à organização entender qual se adequa mais à sua realidade e objetivos.
Lendo um artigo publicado na Sustentabilidade Agora encontrei um gráfico que pode auxiliar na escolha mais acertada.
É possível identificar duas variáveis principais na tomada de decisão:
➡️o Escopo do Relato> que pode ser mais estreito, levando em consideração apenas a variável ambiental e climática; ou mais amplo incorporando variáveis de governança, responsabilidade social, desenvolvimento, etc.
➡️ a Audiência do Relato> Também variando do mais estreito, apenas para os investidores; quanto mais amplo, incluindo todos os demais stakeholders da corporação.
Ao compreender qual situação tem mais aderência com o que a empresa é capaz de realizar, e munido das informações e demandas das metodologias disponíveis no mercado; o tomador de decisão terá mais embasamento para suas escolhas.

コメント